Tipos de E-mails Comerciais: Profissional, Transacional & Marketing

O e-mail não é apenas aquilo que você manda do seu Gmail; eles se dividem em três grandes grupos, e saber a diferença deles é essencial para elaborar uma boa estratégia de marketing digital. Vejamos!

Este artigo contém uma abordagem prática e resumida, logo, não use-o como referência científica.

E-mails Profissionais

E-mails ProfissionaisEsses são aqueles de formato xxxxx@suaempresa.com, e tem como única função a comunicação entre funcionários, clientes e etc.—por isso também são chamados de E-mails Relacionais.

É essencial que você o use em toda comunicação com seus clientes, pois ele sinaliza que essa é uma conversa oficial e segura. Entenda:

Você pode ficar tranquilo ao receber um e-mail do endereço info@goinfinite.net, mas deve suspeitar caso o endereço for goinfinite@hotmail.com. Não porque o Hotmail não seja confiável, mas porque a ausência do nosso domínio após o @ indique um possível contato fraudulento.

Provedores Recomendados: G Suite (Gmail for Work), Zoho Mail, Bitrix24 ou Zimbra.


E-mails Transacionais

E-mails TransacionaisEsses são aqueles e-mails automáticos que você recebe após alguma interação, como por exemplo: “Seu pedido foi enviado“, “Sua senha foi resetada“, e etc…

É extremamente importante que você use e-mails transacionais o mais rápido possível para não acabar sendo pego por filtros de spam, que podem tornar sua comunicação completamente inútil e prejudicar muito o seu negócio.

Você pode adquirir esse serviço por conta própria, contratando um provedor SMTP da sua preferência, ou nos contatando para lhe oferecermos a ferramenta gratuitamente.

Provedores Recomendados:

 

Clientes Infinite devem utilizar um dos provedores mencionados para enviar e-mails.
Você pode contar com a ajuda do nosso suporte ou seguir um dos nossos tutoriais de e-mail por SMTP.

E-mail Marketing

E-mail Marketing

Esses são sequências de e-mails enviados para grandes grupos de pessoas, como é o caso das newsletters e aquele e-mail promocional de uma loja virtual em que você costuma comprar.

A técnica é conhecida por ser uma das práticas mais lucrativas do marketing digital, contabilizando mais de 4000% em ROI¹. (retorno sobre investimento), então a diga é você começar a fazê-lo o quanto antes!

Mas quanto custa? Vários dos melhores serviços são gratuitos, como é o caso do MailChimp, que só passa a ser pago quando você precisar mandar alguns milhares de e-mails diários—ou seja, quando o serviço já estiver se pagando com folga.

Provedores Recomendados: Mailchimp, Sendinblue, Campayn, Mailerlite, Freshmail, RD Station (BR), LeadLovers (BR), Constant Contact, Emma, AWeber, iContact, Mad Mini, SimplyCast, ActiveCampaign, GetResponse, Nurturehq.

Você também pode assumir total controle ao utilizar uma plataforma de código aberto e hospedá-la conosco, como nesse tutorial do Mautic que preparamos para você.

Embora você precise utilizar provedores SMTP especializados para disparar seu e-mail marketing, fique tranquilo(a): muitos dos provedores transacionais mencionados trazem a modalidade Marketing, muitas vezes com plugins que tornam o disparo bastante intuitivo.

Ícone(s) por Baianat selecionado(s) no flaticon.com e licenciado(s) sob CC 3.0 BY.

Fechar Menu