Awstats X Google Analytics

Plataformas como Awstats e Google Analytics podem ser muito importantes para pessoas que buscam crescer com seus portais, websites ou lojas virtuais, afinal, fazem parte do processo saber quando é hora, por exemplo, de fazer um upgrade para evitar possíveis instabilidades.

Ambas as plataformas nos mostram variáveis interessantes, como quais termos estão sendo usados e de onde seus visitantes vieram, quanto tempo ficam no site, quais páginas visitaram, de que país são etc. Caso compare as métricas mostradas no Google Analytics e Awstats, verá que na maior parte das vezes não batem, e isto ocorre em detrimento de diversos fatores.

Tratando de Google Analytics, veremos que é necessário utilizar um código JavaScript de rastreamento. O Google analisará seu site através deste código, usando uma combinação de JavaScripts e Cookies para notificar o Google cada vez que uma página é visitada, logo, caso algum usuário tenha desativado os Cookies, o código implantado nas sua páginas não irá funcionar, e tais visitantes não serão contados.

O Awstats é um software instalado diretamente no seu servidor. Ele gera e armazena cada visita através de um log que é processado e analisado, criando os relatórios e gráficos de tráfego por hora, dia, mês, além de outras variáveis. Tudo pode ser acessado diretamente do painel de controle da sua hospedagem, no próprio aplicativo do Awstats.

Por se tratar de diferentes formas de medição de tráfego, obviamente, teremos uma diferença de rastreamento entre Google Analytics e Awstats. Outra diferença básica está na possibilidade de separar visitas feitas por humanos e máquinas, categorizando em “Viewed Traffic” e “Not viewed traffic”, onde “Not viewed traffic” se refere ao tráfego vindo de robores e “Viewed Traffic” à visitas reais.

Awstats trabalha com a medição de consumo feito pelo acesso às páginas (pageviews), arquivos ou documentos (hits). Tal recurso é indisponível ao Google Analytics, pois o código de rastreamento não chega a tais arquivos.

Fechar Menu